terça-feira, 12 de maio de 2009

Escolha vocacional

Estas dicas servem para os alunos que ainda não se decidiram a respeito de sua carreira profissional, então sem mais delongas, vamos ao o que interessa:

O primeiro passo para a escolha do futuro profissional é o conhecimento de sí próprio, pois só isso abrirá pistas para o melhor caminho a seguir.

Características físicas:

Pode parecer um pouco estranho, mas muitas vezes as próprias características físicas podem determinar a nossa aptidão para certa atividade ou não. Portanto tente sempre ficar atento a este aspecto, para que você possa definir em qual área você se encaixa melhor.

Características afetivas:

Este é um dos casos mais comuns na nossa sociedade, as pessoas tentam sempre buscar uma profissão que possa "combinar" com a sua personalidade, conseguindo conciliar bem estes dois aspectos, esta pessoa acaba se tornando um profissional de alto nível.

Características Intelectuais:

Suas aptidões estudantis também influenciam e muito na sua escolha profissional, pois caso você tenha facilidade em uma determinada área como, por exemplo, exatas, é meio lógico que você não vai escolher prestar vestibular para biologia, por exemplo, que em relação a exatas só tem genética. Pois então, pense bem neste assunto antes da sua escolha, ele pode definir se você vai ser um profissional feliz e realizado, ou frustrado e desmotivado.

Valores:

Cada pessoa tem suas crenças e valores, e sim isso pode influenciar e muito na sua escolha.
Os nossos pensamento e ações estão diretamente ligados a valores anteriormente impostos a nos por alguém que está ligado diretamente ou indiretamente a nos.

Cada um de nos da importância de maneira diferente a áreas da nossa vida como: segurança, liberdade, riqueza, honestidade, altruísmo ou sabedoria. Com isso, procure identificar o que você dá mais valor e procure uma relação destes valores selecionados com uma profissão adequada.

Interesses:

Procure uma profissão que te desperte algo novo, algo que você não vá cansar de fazer, afinal, você vai fazer isso pelo resto da sua vida. Por exemplo, algumas pessoas preferem trabalhos intelectuais (geralmente "Nerds", mas não só eles) outras preferem trabalhar ao ar livre, já outras preferem simplesmente não trabalhar. O que procuro dizer é imagina se você trocasse essas pessoas de local de trabalho, elas ficariam perdidas, ocasionando um baixo desempenho. Por isso procure algo que você goste de fazer, isto de ajudará bastante enquanto profissional.


Bom... É isso! Espero ter ajudado e muito obrigado por estar visitando o nosso blog.

Ah... E a propósito lembrem-se sempre de duas coisas: Sempre dividam conhecimento, não importa com quem e sempre ... Sempre, sempre divulguem BASTANTE o blog para os seus colegas!!! HEHE.

Um comentário:

  1. Fala rapaz, tudo bom?

    consegui fazer o banner que vc me pediu

    ele está la no blog

    em parcerias (LINK ME)

    http://quimicaeducacao.blogspot.com/

    Grande abraço

    ResponderExcluir