quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como saber todos os nomes da prova de biologia ?

Aí pessoal, resolvi postar umas dicas de memorização, pra facilitar a vida...( e como diz a Clélia, pra ninguém xingar a mãe dela depois..)

Juntando o estudo pra prova com essas canções, você se sairá muito bem.. Alguns exemplos:

EQUINODERMOS

Ritmo : (Marchinha de Carnaval)

Equinodermos, invertebrado marinho

Com o pé ambulacrário anda devagarinho

Deuterostômio, quebra o alimento com vigor

Tem a lanterna, órgão mastigador


ESPORÓCITOS

Ritmo : (Casa Engraçada)

Era uma esponja muito engraçada

Não tinha tecido, não tinha nada

Não tinha estrutura pra respiração

Não tinha órgão para excreção

Não tinha nervos, nem em rede

Nem capilares na sua parede

E não tinha celoma ali

De onde poder retirar xixi

Mas tinha genola para reprodução

E coanócito para digestão (bis)


Ritmo de ciranda cirandinha

camarão tem glândula verde
para amônia liberar
a minhoca tem nefridias que usa para excretar
nos insetos tubos de malpighi
acido úrico vão eliminar
nas planarias células flama
nas aranhas glândulas coaxais
o homem produz amônia
no meio intracelular
o fígado muda para uréia
que o rim vai excretar


RESPIRAÇÃO

Ritmo Carnaval:

Inseto eu quero, inseto eu quero
Inseto eu quero respirar
Me dá traquéia, me dá traquéia
Assim meu sangue não vai ter que transportar
O2 O2 O2
O caramujo respira por pulmão
Brânquia é utilizada por ostra e camarão
A filotraquéia é usada pela aranha
A lesma e a minha tem respiração cutânea.

CORAÇÃO CORINTHIANO (Música de Carnaval)

Planária, cê não me engana

Você excreta por célula flama

Planária, cê não me engana

Você excreta por célula flama

Toda lombriga, tubos em “H”

Molusco e anelídeo

Nefrídeo prá “excretá”

A planária não me engana

Ela excreta por célula-flama

No inseto e “aracnidi”

No intestino, tubos de Malpighi

No inseto e “aracnidi”

No intestino, tubos de Malpighi

Toda aranha, glândula coxal

E a glândula verde

Crustáceos em geral

No inseto e “aracnidi”

No intestino, tubos de Malpighi


Caso não conheçam as versões cantadas, ou queiram mais exemplos, segue o link :



http://www.vestibular1.com.br/turbinando/musicas_prof_marcelo.htm

Um comentário: