quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como se preparar para tantos textos no Enem ?

Seguem algumas dicas de como treinar a leitura rápida, algo essencial no Novo Enem, já que segundo alguns professores, todas as questões conterão textos..e tempo é algo precioso para o vestibulando.. Vá treinando..

Para melhorar sua capacidade de leitura rápida, você pode fazer alguns exercícios muito simples:

1. Leia algumas palavras iniciais de um artigo de revista. Em seguida, passe imediatamente para o início da próxima sentença, e depois para o seguinte. Repita esse procedimento até o final da página, sem qualquer preocupação com o significado total do texto. Esse exercício visa unicamente treinar seu campo de atenção para se mover em área mais ampla. Faça isso uma vez por dia.

2. Leia varias vezes certa passagem de um artigo, até que você fique bem familiarizado com seu conteúdo. Depois disso, repita o primeiro exercício com o resto de texto, tentando perceber a direção do raciocínio do autor.

A leitura é um processo ativo que envolve tanto o cérebro quanto os olhos. Quanto mais você for capaz de antecipar o significado do que estiver lendo, tanto mais fácil será a apreensão das informações por meio de um número reduzido de chaves. Com a prática você poderá aumentar consideravelmente sua capacidade de ler com rapidez. Duas semanas de treinamento são suficientes, mas jamais se esqueça de que ler rapidamente, por si só, nada vale - a leitura deve constituir um prazer a ser plenamente usufruído, e não deve ser entendida como uma tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário